O futebol tem teto salarial?

Homens e mulheres de todo o mundo que jogam futebol profissional trabalham arduamente para serem o melhor que podem ser, e é justo que o salário que recebem reflita isso. Mas muitas vezes pode parecer que alguns jogadores recebem uma enorme quantia de dinheiro todas as semanas.

Existe algum limite para isso? O futebol tem teto salarial?

Apenas três ligas de futebol profissional usam teto salarial:

Liga Principal de Futebol (MLS) nos Estados Unidos

A A-League na Australia

e a Superliga Chinesa

Todas as outras ligas de futebol profissional operam sem teto salarial.

Apesar de muitos esportes usarem algum tipo de teto salarial para limitar o salário dos jogadores, no futebol raramente se vê isso acontecendo.

Ao continuar lendo, você verá como funciona o teto salarial em uma liga onde é usado e começará a entender por que algumas pessoas consideram isso uma coisa boa, enquanto outras podem vê-lo apenas como algo negativo.

O futebol tem teto salarial? – imagem de cabeçalho

O que é um teto salarial e onde ele é usado?

Em todo o mundo, diferentes ligas de futebol têm opiniões diferentes sobre se desejam usar um teto salarial.

Por exemplo:

A Major League Soccer (MLS) tem um teto salarial. A cada ano é definido um orçamento salarial que cada equipe deve cumprir.

Não há teto salarial na maioria das outras ligas de futebol profissional ao redor do mundo. Nessas ligas, os clubes de futebol são livres para compensar financeiramente os seus jogadores, sem restrições.

Um exemplo de liga sem teto salarial é a EPL.

A Premier League inglesa (EPL) não tem teto salarial. Cada equipe pode remunerar seus jogadores sem quaisquer limitações financeiras.

O principal objetivo de um teto salarial é restringir a quantidade de dinheiro que qualquer time daquela liga pode gastar com os salários de seus jogadores.

Um valor é escolhido pelo órgão regulador relevante a cada ano e, então, espera-se que cada equipe cumpra esse valor. Compartilhando entre todos os seus jogadores.

Qualquer equipe que gaste acima do valor alocado provavelmente receberá multa ou alguma outra punição relevante.

Existem dois tipos principais de teto salarial:

Um teto salarial rígido

Um teto salarial suave

Um teto salarial rígido é uma quantia específica de dinheiro que um clube pode gastar e que não pode ser excedida por nenhum motivo.

Um teto salarial flexível ocorre quando há uma quantia específica de dinheiro que um clube pode gastar, mas há algumas exceções a essa regra, como a capacidade de gastar além do limite em circunstâncias específicas.

Um exemplo de como funciona o teto salarial na Major League Soccer (MLS)

A Major League Soccer (MLS) usa um teto salarial flexível.

Um orçamento salarial é fornecido a cada equipe no início de cada temporada para gastar em salários.

Mas como exceção a esta regra, eles também têm a “Regra do Jogador Designado”. Esta regra permite que cada equipe coloque em campo até 3 jogadores designados que não estão limitados pelo teto salarial.

Há também um valor máximo que pode ser gasto com cada jogador não designado durante uma temporada.

Os valores mudam a cada ano, mas a tabela abaixo mostrará quais foram os valores para os anos 2018 – 2021.

Isso deve lhe dar uma ideia dos números envolvidos.

Limites de teto salarial para o MLS

Orçamento salarial anual Máximo de jogadores não designados

2023 $ 5.210.000 $ 651.250

2022 $ 4.900.000 $ 612.500

2021 $ 4.900.000 $ 612.500

2020 $ 4.900.000 $ 612.500

2019 $ 4.240.000 $ 530.000

2018 $ 4.035.000 $ 504.375

Limites salariais da MLS

Pontos positivos de usar um teto salarial

dois pedaços de papel – um diz bom e outro diz mal

Então, por que seria imposto um teto salarial a uma liga ou time? Qual seria o benefício?

Um dos principais benefícios e objetivos de ter um teto salarial é manter o equilíbrio competitivo entre todas as equipes.

Ao restringir o valor que qualquer equipe pode gastar em salários de jogadores, você reduz a oportunidade de uma equipe dominar a competição porque tem mais dinheiro para gastar do que qualquer outra equipe.

Vamos pensar sobre isso por um segundo.

Se um time tivesse acesso a muito mais dinheiro do que qualquer outro time contra o qual estivesse competindo, eles poderiam usar esse dinheiro para atrair todos os melhores jogadores da liga para jogar por eles e, então, teoricamente, o time com todos os melhores jogadores deveria ser melhor que todos os outros e domina a competição todos os anos.

A Premier League inglesa é de longe a liga de futebol mais rica do mundo e não tem teto salarial.

Desde que começou em 1992, tem sido dominado pelas poucas equipes que têm mais dinheiro para gastar do que qualquer outra.

É incrivelmente difícil (embora não impossível) para qualquer uma das equipes menos ricas competir, já que as equipes mais ricas podem oferecer salários mais altos e atrair melhores jogadores por causa disso.

Compare isso com as ligas que têm teto salarial.

É bastante comum nessas ligas que vários times diferentes competam pelo título da liga.

Outro benefício de ter um teto salarial é que ele visa evitar que os gastos de um time de futebol saiam do controle.

Só recentemente, no futebol inglês, a equipa de futebol Bury FC, um clube que existia desde 1885, faliu em grande parte porque os seus gastos com os salários dos jogadores estavam fora de controlo e já não tinham o dinheiro necessário para continuar.

À medida que uma equipe tenta competir com outras equipes ao seu redor, pode ser tentador gastar mais dinheiro do que pode para convencer os melhores jogadores a jogar por ela.

Sem uma visão e controle rigorosos desses gastos, podem rapidamente causar muitos problemas para um clube de futebol mal administrado.

Negativos de ter um teto salarial

Depois de ler a última seção, você pode pensar: “Ter um teto salarial faz muito sentido. Por que nem todas as ligas têm uma?”

A competitividade à escala global é um factor negativo importante a considerar.

Com tão poucas ligas em todo o mundo operando com teto salarial, há uma verdadeira luta para as equipes com teto salarial atrairem os melhores jogadores.

Se um jogador puder ir para outro país e ganhar um salário muito mais alto, muitas vezes o fará se surgir a oportunidade (embora este claramente não seja o único fator na decisão de um jogador ao decidir onde jogar, ele tem uma grande influência) .


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *