O que é um amistoso no futebol e por que ele é disputado?

Ao assistir ou jogar futebol, às vezes você verá que um time está envolvido em um amistoso. Mas muitas pessoas não entendem completamente o que isso significa. Neste artigo vou explicar tudo o que você precisa saber sobre jogos amistosos de futebol.

Um jogo amistoso ou de exibição no futebol é um jogo não competitivo disputado fora de qualquer competição de futebol reconhecida. O resultado deste jogo independente não tem efeito na classificação das equipes na liga ou no torneio. Por não serem competitivos, são conhecidos como jogos amistosos.

Esta definição de amistoso explica o que é, mas para realmente entender sua importância, precisamos ver por que eles são disputados e se contam para alguma coisa fora do jogo.

Por que os times de futebol jogam amistosos

Quando comecei a jogar e assistir futebol, demorei um pouco para entender todos os diferentes tipos de jogos disputados no futebol. Quer fosse um jogo de torneio, de liga ou de copa, eu tinha que descobrir o que cada um significava.

Um tipo de jogo que parecia mais confuso era o amistoso ou de exibição.

(1) USWNT x México 26/05/2019

Confira este amistoso entre a seleção feminina dos EUA e o México

Não se encaixava em uma liga ou torneio e parecia ter pouca importância sobre qualquer outra coisa em que o time estivesse envolvido. O time não ganhou nenhum ponto no jogo, não avançaria para a próxima rodada de um competição e parecia que eles não tinham nada para mostrar.

Se não houver benefício para nenhuma das equipes, qual o motivo para jogar?

Felizmente, assim que comecei a investigar, não demorei muito para perceber por que os times jogam amistosos.

Existem 5 razões principais pelas quais as equipes jogam amistosos ou jogos de exibição:

Para aumentar os níveis de condicionamento físico do jogador

Para fornecer mais tempo para os jogadores jogarem lado a lado

Para testar-se contra a oposição e experimentar novas táticas

Para marcar uma ocasião

Para caridade ou para arrecadar dinheiro

Vejamos cada um desses 5 motivos com mais detalhes.

1.Para aumentar os níveis de condicionamento físico do jogador

Um dos motivos mais comuns pelos quais você verá um amistoso no futebol é para aumentar os níveis de condicionamento físico do jogador antes do início de uma nova temporada.

No final de uma temporada, os jogadores de futebol fazem uma pausa merecida no jogo. Dependendo do clube, liga e treinador da equipe, essa pausa pode durar de algumas semanas a alguns meses. Embora muitos jogadores trabalhem arduamente para se manterem em forma durante este intervalo, nem todos os jogadores têm tanto sucesso como os outros!

Para trazer toda a equipe de volta a um nível semelhante de preparação física para o jogo, quando a nova temporada começar, uma seleção de jogos amistosos é organizada para permitir que os jogadores se acostumem a jogar juntos novamente e melhorem seus níveis de preparação física no jogo para os muitos jogos. à frente. (Para descobrir quantos jogos existem em uma temporada de futebol, clique aqui para acessar meu artigo que revela a resposta.)

Embora uma equipe possa trabalhar duro no campo de treinamento, não há nada como um cenário de jogo real para avaliar com precisão o progresso de um jogador, quão apto ele está e quão preparado está para a próxima temporada.

2. Para proporcionar mais tempo para os jogadores jogarem lado a lado

Outra situação comum em que você verá um amistoso disputado é por uma equipe internacional.

Ao longo de uma temporada de futebol, haverá alguns momentos em que os jogadores deixarão os times de seus clubes e ingressarão na seleção nacional. Geralmente por uma ou duas semanas no máximo.

Essas reuniões da seleção nacional dão tempo para os jogadores representarem seu país em jogos contra outras nações e potencialmente se classificarem para um torneio como a Copa do Mundo da FIFA ou a Copa América.

Estes jogos de qualificação para um torneio são obviamente muito importantes, mas a realidade é que os jogadores podem ir para um destes jogos sem terem jogado juntos durante meses.

Para compensar esta realidade, muitas vezes é organizado um jogo amigável antes do jogo competitivo para permitir que os jogadores se habituem a jogar juntos novamente e os preparem para o próximo jogo de qualificação.

As seleções nacionais também costumam jogar uma série de amistosos antes de um torneio internacional para se acostumarem a jogar juntas antes de iniciarem o primeiro jogo oficial do torneio.

3. Para testar-se contra a oposição e experimentar novas táticas

Um jogo amistoso também permite que a equipe técnica veja onde os jogadores estão em comparação com os adversários e experimente novas táticas sem qualquer impacto negativo fora daquele jogo específico.

Como um amistoso ou jogo de exibição não é competitivo e não afeta nenhuma outra competição em que a equipe esteja envolvida, ele permite ao técnico mais liberdade para tentar algo que de outra forma não consideraria tentar.

Por exemplo:

Um treinador pode tentar incluir um novo jogador sobre o qual não tem certeza

ou jogar com um jogador específico em uma posição diferente de onde normalmente jogaria.

A equipe pode jogar com uma formação não testada para ver como funciona

Ou os jogadores ofensivos podem tentar uma tática diferente para ver se é mais eficaz do que normalmente fazem.

A natureza de um jogo amistoso permite que a comissão técnica experimente ideias diferentes sem consequências significativas.

4. Para marcar uma ocasião

Outro motivo pelo qual você pode ver um jogo amistoso é para marcar algum tipo de ocasião.

Seja para comemorar o fim da carreira de um jogador ou para marcar o aniversário de um evento, às vezes um clube e os jogadores se reúnem e jogam um jogo para homenagear uma ocasião.

5. Para arrecadar dinheiro

A última razão pela qual um jogo amistoso é disputado é para arrecadar dinheiro.

Isso pode ocorrer por vários motivos, desde arrecadar dinheiro para uma instituição de caridade ou para uma pessoa específica. No jogo organizado, o dinheiro de todos os ingressos vendidos mais qualquer f


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *