O que é um boné no futebol? O significado e a história do termo

Quando você começa a se envolver com futebol, você ouve todo tipo de terminologia espalhada por aí. Uma das palavras mais comuns que você pode ouvir jogadores ou espectadores usarem é a palavra “limite” ou uma frase como “o jogador x tem vários limites”. Mas muitas pessoas não entendem o que significa um boné no futebol.

Neste artigo, explicarei o significado do termo “cap”.

No futebol, boné é um termo usado para descrever em quantos jogos internacionais um jogador participou. O termo se originou na Inglaterra, onde os jogadores recebiam um boné físico para comemorar seu envolvimento em um jogo internacional. Os jogadores não recebem mais limite físico, mas o termo ainda é usado.

Como um jogador de futebol ganha um boné?

O termo “cap” é usado apenas em relação às partidas de um jogador pela sua seleção nacional a nível internacional.

O órgão regulador mundial do futebol, a Fédération Internationale de Football Association (FIFA), apenas reconhece certos jogos internacionais como aqueles em que um jogador pode receber uma internacionalização. Esses jogos são considerados jogos internacionais “A”.

A lista de jogos onde um jogador pode ganhar um limite inclui:

Jogos disputados em uma Copa do Mundo FIFA

Jogos disputados nas competições de qualificação para uma Copa do Mundo

Competições continentais e seus jogos de qualificação

Jogos amistosos entre seleções seniores

Final olímpica e partidas de qualificação

Isso significa que um jogador de futebol pode jogar 500 partidas pelo time do seu clube, mas nunca aparecer em um jogo internacional e, portanto, nunca ser internacionalizado.

Da mesma forma, um jogador só poderia jogar 200 vezes pelo clube de futebol local, mas fazer 50 jogos a nível internacional e, portanto, somar 50 internacionalizações.

Embora valha a pena dizer que há ocasiões em que você ouvirá alguém se referir ao número de vezes que um jogador apareceu pelo time de seu clube como “caps”, isso é raro e não como o termo é comumente usado no futebol.

Quando um jogador de futebol é selecionado para atuar pela seleção nacional, isso é considerado uma das maiores honrarias do esporte.

A seleção diz ao jogador, e a todos os demais, que este jogador é um dos melhores jogadores de futebol do país e é bom o suficiente para representar seu país em um jogo internacional de futebol.

Eles então se juntarão ao restante do elenco e se prepararão para jogar contra outro time internacional.

No entanto, esta seleção por si só não é suficiente para garantir um limite para um jogador.

Só porque foram selecionados para o elenco não significa automaticamente que receberão uma seleção.

Para receber o boné, o jogador de futebol deve comparecer pelo seu time no campo de futebol durante o jogo.

Cada jogador que participar do jogo em algum momento durante o período regulamentar de 90 minutos receberá um boné para marcar sua participação.

Não apenas os 11 jogadores que iniciam o jogo, mas também todos os jogadores que entram como substitutos em algum momento do jogo.

Por que é chamado de boné? História do mandato no futebol

Você pode ou não se surpreender ao saber que a razão pela qual a aparição de um jogador de futebol em um jogo internacional é chamada de limite é que, historicamente, os jogadores recebiam um limite físico para cada jogo internacional em que disputavam.

Saiba mais sobre as origens do futebol acessando meu artigo sobre como o futebol foi inventado.

Como jogar pela seleção nacional é considerado uma grande honra e uma declaração das habilidades de um jogador, foi decidido que o jogador deveria ter algo para mostrar na ocasião, e foi decidido que esse “algo” deveria ser um boné.

Na Inglaterra, em 1886, o primeiro secretário honorário da Football(soccer) Association, N.L. Jackson propôs que “todos os jogadores que jogam pela Inglaterra deveriam receber um boné bordado” [fonte]

A proposta foi aceita e, a partir de então, todos os jogadores que disputaram uma partida internacional pela Inglaterra receberam um boné para marcar sua aparição.

À medida que o futebol se espalhou pelo mundo a partir da Inglaterra, esta prática de conceder um boné a todos os jogadores que jogaram pelas suas seleções nacionais se espalhou com ele. Chegou até a se espalhar para outros esportes que também adotaram a prática de conceder bonés aos seus jogadores.

Os jogadores ainda recebem um limite físico?

A prática de atribuir um limite físico a cada jogador não é mais tão popular como antes.

Um jogador pode receber um boné bordado por um marco significativo em suas partidas, como 50 ou 100 partidas pela seleção nacional. Ainda assim, caso contrário, é raro que um jogador receba um limite real.

No entanto, não existem regras específicas sobre isso no futebol e cabe à associação nacional de futebol de cada país decidir o que quer fazer.

Você encontrará alguns países que não dão limite aos seus jogadores e alguns que o fazem.

Na Inglaterra, por exemplo, ainda existe a prática de atribuir um limite para todos os jogos internacionais, exceto em torneios onde um limite é concedido para comemorar todo o torneio.

Qual jogador de futebol tem mais partidas

Maior número de internacionalizações no futebol masculino

A FIFA (o órgão regulador internacional do futebol) reconhece atualmente mais de 500 jogadores de futebol masculino que conquistaram 100 ou mais partidas pela sua seleção internacional.

No entanto, os três principais jogadores de futebol masculino que conquistaram mais internacionalizações do que qualquer outro jogador são:

1. Cristiano Ronaldo – 198 internacionalizações

Cristiano Ronaldo é um dos jogadores de futebol mais conhecidos do mundo e é frequentemente considerado um dos melhores que já jogou.

Ronaldo somou internacionalizações pelo futebol entre agosto de 2003 e março de 2023, jogando por Portugal.

2. Bader Al-Mutawa – 196 internacionalizações

Em segundo lugar, apenas duas internacionalizações atrás de Cristiano Ronaldo, está o avançado Bader Ahmed al-Mutawa.

Jogando pelo Kuwait entre setembro de 2003 e junho de 2022, Bader Ahmed al-Mutawa somou sua internacionalização ao longo de 18 anos e dez meses.

3. SOH Chin Ann – 195 cápsulas

SOH Chin Ann vem em terceiro lugar na lista dos jogadores de futebol com mais partidas pela seleção.

Jogando como zagueiro pela Malásia entre novembro de 1969 e outubro de 1984, SOH Chin Ann foi internacional por um período de 14 anos e 11 meses.


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *