Primeiro toque no futebol: o que significa e como melhorar

Quando se trata de jogar futebol, uma das habilidades mais importantes é um bom “primeiro toque”. Os jogadores de futebol podem passar carreiras inteiras trabalhando para melhorar seu primeiro toque, porque sabem que isso os tornará jogadores melhores no campo de futebol.

Mas antes de nos precipitarmos é importante primeiro estabelecer o que queremos dizer quando falamos de “primeiro toque”.

Então, o que significa o primeiro toque no futebol?

“Primeiro toque” no futebol é uma frase que se refere ao momento em que a bola entra em contato pela primeira vez com um jogador ao recebê-la. É o contato inicial, ou toque, entre o jogador e a bola. Cada vez que o jogador recupera a posse da bola durante uma partida de futebol ele dá um novo “primeiro toque”.

Num nível básico, pode parecer óbvio que “primeiro toque” significaria isso. É o “primeiro toque” de alguma coisa né?! Mas a verdade é que esta frase tem muito mais significado e importância do que apenas essa dimensão.

Continue lendo e vamos descobrir mais sobre por que isso é tão importante e, em seguida, veremos maneiras específicas de melhorar seu primeiro toque ao jogar futebol.

Importância de um bom primeiro toque

No futebol, os toques na bola são limitados, então o jogador precisa fazer com que cada toque conte.

A razão pela qual o primeiro toque que um jogador dá é considerado tão importante é que a qualidade do primeiro toque tem uma influência enorme sobre o que acontece nos momentos que se seguem imediatamente a esse toque na bola.

Talvez a bola toque primeiro no jogador e depois quique para longe onde o jogador não consegue mais alcançá-la, ou talvez a bola primeiro toque no jogador e depois caia perfeitamente em seu caminho para preparar um chute a gol.

Ter um bom primeiro toque pode ser a diferença entre criar uma oportunidade de gol para o seu time ou oferecer uma oportunidade de gol para o outro time.

O efeito do primeiro toque

O primeiro toque determina:

Para onde a bola vai em seguida

quão rápido a bola se afasta do jogador

quão rápido o jogador pode se afastar com a bola

Onde o jogador pode passar a bola

Quão fácil será para um jogador adversário atacar o jogador com a bola

e muito mais coisas

Ter um bom primeiro toque é importante porque afeta muito o que acontece a seguir.

Principalmente pela velocidade com que uma partida de futebol é disputada, os jogadores estão sempre sob pressão para decidir o que querem fazer com a bola e fazê-lo de forma rápida e eficaz. Todo jogador de futebol precisa maximizar todas as oportunidades que tem com a bola.

Ter um bom primeiro toque também aumenta a chance de seu time vencer o jogo. [fonte]

Isto se resume ao fato de que a qualidade do primeiro toque é muito influente no jogo e um primeiro toque ruim muitas vezes leva à perda da posse de bola.

Se um jogador consegue aumentar a qualidade do seu primeiro toque, então reduz o número de vezes que a posse da bola é entregue à equipa adversária. E quanto mais posse de bola uma equipe tiver, maiores serão as chances de a equipe vencer o jogo. [fonte]

6 maneiras de melhorar seu primeiro toque

dicas para melhorar o futebol de primeiro toque

Para ser um jogador de futebol melhor você precisa ter um ótimo primeiro toque. Elaborei uma lista de 6 dicas que qualquer jogador pode usar para melhorar o primeiro toque na bola.

1. Fique alerta

Quando uma bola de futebol vem em sua direção, muitos jogadores de futebol ficam parados, em vez de ficarem na ponta dos pés.

Ficar com os pés chatos não é a posição ideal para receber a bola e definitivamente não ajudará no primeiro toque na bola.

Quando você fica com os pés chatos, ambos os pés estão firmemente plantados no chão. Nesta posição, é preciso muito mais esforço e tempo para passar dessa posição para uma nova e ajustar o corpo à medida que a bola se aproxima de você.

Alternativamente, quando você está na ponta dos pés, movendo-se constantemente e ajustando seu corpo e equilíbrio, você está em uma posição muito melhor para adaptar sua posição ao caminho da bola conforme ela se aproxima de você.

A bola pode vir em sua direção em alta velocidade ou sofrer um desvio no caminho antes de chegar até você. Ficar leve na ponta dos pés mantém seu corpo em um estado de prontidão e expectativa para receber a bola, independentemente de como ela chegar até você, e permite que você adapte a posição do seu corpo quase instantaneamente para garantir que seu primeiro toque seja o melhor possível.

2. Pense no futuro

Há uma das três coisas que um jogador deve fazer ao receber a bola:

passar/atirar

mova-se com a bola

proteja a bola ou segure-a

Os melhores jogadores de futebol já sabem o que querem fazer com a bola antes de dar o primeiro toque.

Quer queiram passar a bola, proteger a bola, rematar ou driblar, o primeiro toque irá prepará-los para o próximo.

Se um jogador esperar até ter dado o primeiro toque para decidir o que quer fazer a seguir, poderá descobrir que perdeu a oportunidade de fazer qualquer coisa.

Ficar no campo de futebol com a bola decidindo o que fazer é um convite para um jogador adversário intervir e tentar tirar a bola de você.

Isso imediatamente o coloca em desvantagem e, em vez de ser capaz de fazer um movimento ofensivo para frente, você ficará preso tentando defender a bola e mantê-la fora da posse do adversário de todas as maneiras que puder.

Saiba o que você vai fazer antes da bola chegar. Pense no futuro, onde está o espaço? qual caminho devo seguir? Para quem estou procurando passar? Em seguida, use o primeiro toque para se preparar para esse movimento.

Isso o colocará um passo à frente de todos os outros.

3. Fique atrás da bola

Outra forma de melhorar o primeiro toque é sempre ter o corpo atrás da bola ao dar o toque.

À medida que a bola se desloca em sua direção, julgue onde ela chegará e coloque seu corpo em seu caminho. Muitos jogadores não pensam nisso e quando a bola chega eles se esticam para um lado ou para o outro tentando compensar seu mau posicionamento.

Esticar-se para pegar a bola geralmente leva a um primeiro toque ruim, pois você tem pouca capacidade de amortecer bem a bola para controlá-la ou direcioná-la para onde deseja.

Esta é outra área onde manter os pés leves ajudará, pois você estará capaz de responder rapidamente ao movimento da bola.

4. Concentre-se na bola

Concentre-se totalmente na bola ao dar o primeiro toque.

Em vez de olhar ao seu redor ou pensar muito à frente, observe a bola e nada mais enquanto ela entra em contato com você.

Embora nos momentos imediatamente anteriores ao seu primeiro toque seja bom pensar no que você quer fazer a seguir, como o toque acontece concentre-se apenas no primeiro toque. Mantenha os olhos na bola.

Nestes momentos pode ser muito fácil distrair-se com algo que acontece ao seu redor ou com o seu próximo movimento, em vez de se concentrar na bola. Mas lembre-se, se você não conseguir controlar a bola no primeiro toque, talvez não consiga realizar o que deseja fazer a seguir.

5. Jogue a bola para o espaço

Este é fundamental.

Depois de dominar o controle da bola com o primeiro toque. Concentre-se em usar o primeiro toque para empurrar a bola para o espaço ao seu redor.

Se você permitir que a bola pare ou se aproxime de um defensor próximo que deseja derrubá-lo e recuperar a posse de bola para seu time, você estará restringindo o tempo e o espaço que poderia ter para usar a bola como desejasse.

Em vez disso, observe onde há espaço ao seu redor e concentre-se em usar o primeiro toque para empurrar a bola para essa área.

Por exemplo, se a bola está vindo em sua direção e há um zagueiro chegando pelo seu lado esquerdo, use seu primeiro toque para empurrar a bola para o lado direito de onde você está, afastando a bola do alcance de você. o defensor.

Ou se um defensor estiver vindo atrás de você, empurre a bola para o espaço à sua frente, afastando-a novamente do defensor e dando a si mesmo mais tempo e espaço para usar a bola de forma eficaz.

É importante manter sempre a bola em movimento. Em vez de usar o primeiro toque para parar a bola e parar aos seus pés, tire a bola dos pés e coloque-a no espaço ao seu redor.

Quando a bola está parada, os jogadores adversários têm mais chances de pegá-la e tirá-la de você.

Sempre tente mover a bola para o espaço.

6. Pratique, pratique, pratique

Para melhorar qualquer coisa na vida, não há maneira melhor do que fazer a mesma coisa regularmente e consistentemente.

E isso não é diferente no futebol. Agora que você conhece algumas técnicas específicas para melhorar seu primeiro toque, a melhor coisa que você pode fazer é praticá-las.

Encontre um amigo ou uma parede e comece a receber a bola repetidamente, concentrando-se em aperfeiçoar as habilidades de que acabamos de falar. Ao fazer isso regularmente nas próximas semanas, você deverá começar a ver uma melhora dramática em seu primeiro toque.

Para ajudá-lo a praticar, vejamos alguns exercícios que o ajudarão a melhorar seu primeiro toque.


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *